domingo, 7 de abril de 2013

Patologias do Tecido Cartilaginoso

         tecido-cartilaginoso, H&E 40x.
                   Cartilagem hialina H&E 100x.



Artrose

A artrose é uma doença articular mais frequente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. É um processo degenerativo que produz dano progressivos na cartilagem das articulações, bem como a desintegração de suas superfícies ósseas.
A cartilagem é formada por células especializadas (denominadas condrócitos) e uma matriz  intercelular produzidas por essas células, formadas por fibras de colágeno rodeadas de ácido hialurônico. As características biomecânicas do tecido cartilaginoso dependem das fibras de colágeno. O ácido hialurônico é responsável pela elasticidade da cartilagem e pela sua capacidade para suportar pesos. A causa da artrose primárias é a alteração da função normal dos condrócitos. A degeneração dos condrócitos produz a liberação de enzimas que geram a inflamação. Na artrose secundária, o fator que inicia esse círculo vicioso de destruição e degeneração do tecido cartilaginoso geralmente é uma doença (infecção, doença de Paget), feridas, traumatismos ou o uso forçado de alguma articulação.
As manifestações da artrose via de regra, aparecem de maneira gradativa e afetam, principalmente, as articulações que devem suportar os pesos maiores. è comum que afete as articulações dos dedos e das vértebras (cervicais lombares, mais comumente). Nas fases mais avançadas, a doença apresenta dor e certo nível de rigidez, que melhora quando a articulação afetada entra em movimento. Sob o ponto de vista clínico e radiológico, a fase mais avançada desse doença provoca, além de dor e rigidez, notável deformação da articulação.
É muito importante realizar o diagnóstico diferencial em decorrência das causas que produzem artrose, pois das mesmas dependerá o tratamento.
Para aliviar a dor, pode-se utilizar analgésicos ou anti-inflamatórios não esteróides (aspirina, ibuprofeno, etc.). Em determinados casos, pode ser feito tratamento local comn corticóides na articulação comprometida. Recomenda-se manter a mobilidade das articulações com exercícios que também fortaleçam os músculos da área. A aplicação de calor também é útil para aliviar a dor produzida pela artrose. Quando as dores são muito intensas e não podem ser controladas com a medicação, deve ser aplicado um procedimento cirúrgico.


Artrite

A palavra artrite significa inflamação das articulações; entretanto, frequentemente é utilizada para denominar mais de cem doenças reumáticas. Essas doenças não só afetam as articulações; também acometem outros tecidos conectivos que formam as estruturas de suporte de organismo: músculos, tendões e ligamentos, bem como as membranas protetoras que recobrem órgãos internos.
Cada uma dessas doenças tem diferentes causas, prognósticos e possibilidades de recuperação. Uma das mais comuns é a artrite reumatoide, a forma mais complexa das doenças reumáticas e aquela que maiores danos produz nas articulações, principalmente da mão. Outra doença reumática é a artrose, que afeta a cartilagem  do joelho, das cadeiras e da coluna vertebral. Outras doenças reumáticas que provocam artrite são a esclerodermia, a síndrome de Sjögren, a síndrome de Reiter, a polimialgia reumática, a gota, a espondilite anquilosante, o lupus eritematoso sistêmico e a doença de Lyme.




       

Anemia Falciforme




Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.


Sintomas

A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.
Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais frequente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo, inclusive mãos e pés. Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano. Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação;
Icterícia (cor amarela nos olhos e pele): é o sinal mais frequente da doença. O quadro não é contagioso e não deve ser confundido com hepatite. Quando o glóbulo vermelho se rompe, aparece um pigmento amarelo no sangue que se chama bilirrubina, fazendo com que o branco dos olhos e a pele fiquem amarelos;
Infecções: as pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites. Por isso elas devem receber vacinas especiais para prevenir estas complicações. Ao primeiro sinal de febre deve-se procurar o hospital onde é feito o acompanhamento da doença. Isto certamente fará com que a infecção seja controlada com mais facilidade;
Sequestro do Sangue no Baço: o baço é o órgão que filtra o sangue. Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por sequestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial.
Diagnóstico
A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme. Para os que não fizeram o teste do pezinho, existem o teste de afoiçamento e o teste da mancha, como exames de triagem, e a eletroforese de hemoglobina, como exame confirmatório.


Tratamento
Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção. A equipe é formada por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, dentistas, etc. Além disso, as crianças devem ter seu crescimento e desenvolvimento acompanhados, como normalmente é feito com todas as outras crianças que não têm a doença.





Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia desenvolveram um tratamento contra doenças nos ossos com a aplicação das células-tronco. A Webtv UFBA foi até o Hospital Universitário conversar com o professor e Ortopedista Gildásio Daltro, que é o coordenador da pesquisa. 

O professor explica que a princípio o tratamento só pode ser feito com pacientes que sofrem de anemia falciforme, uma alteração genética no sangue que causa, entre outras complicações, a morte do tecido ósseo. A doença atinge principalmente a população negra, que é maioria no estado. Confira o vídeo e saiba mais sobre o tratamento

Osteonecrose


O que é?
A osteonecrose ocorre quando o osso perde a sua vascularização, e o osso morre. A osteonecrose também é conhecida como necrose asséptica, necrose avascular ou necrose isquêmica. O osso é uma estrutura vida e quando perde a vascularização o osso morre, as células ósseas morrem. Com a morte dos osteócitos o osso pode ficar mais fraco e colabar (imagine as colunas de um prédio que começaram a quebrar).





Causas
As causas da osteonecrose não são  completamente conhecidas uma boa percentagem é classificada como idiopática, porém alguns fatores estão associados a uma maior incidência: poderá ser adquirida após uma lesão, fraturas, transplantes renais, uso de esteroides, uso crônico de corticoide, alguns tipos de anemia, uso crônico de álcool, lesões articulares, alguns tipos de artrite a também alguns tipos de câncer.
A osteonecrose pode acometer virtualmente qualquer osso porém ela é mais comum na cabeça do fémur, cabeça do úmero, osso semilunar na mão, ossos do pé ( navicular, 1 e 2 metatarsianos e Talus) e no Joelho.

Algumas Patologias do tecido ósseo




Doenças relacionadas 


- Artrite reumatoide
- Ciática
- Desordem temporomandibular
- Escoliose
- Fascite plantar
- Hálux valgo (joanete)
- Hérnia de disco
- Lesão no menisco
- Mieloma múltiplo
- Osteoartrite
- Osteoporose